Sequência bucólica

.

.

 

.

Há doenças piores que as doenças,

Há dores que não doem, nem na alma

Mas que são dolorosas mais que as outras.

Há angústias sonhadas mais reais

Que as que a vida nos traz, há sensações

Sentidas só com imaginá-las

Que são mais nossas do que a própria vida.

Há tanta coisa que, sem existir,

Existe, existe demoradamente,

E demoradamente é nossa e nós…

Por sobre o verde turvo do amplo rio

Os circunflexos brancos das gaivotas…

Por sobre a alma o adejar inútil

Do que não foi, nem pôde ser, e é tudo.

.

Dá-me mais vinho, porque a vida é nada.

.

(Fernando Pessoa)

.

.

Até hoje perplexo

ante o que murchou

e não eram pétalas.

.

De como este banco

não reteve forma,

cor ou lembrança.

.

Nem esta árvore

balança o galho

que balançava.

.

Tudo foi breve

e definitivo.

Eis está gravado

.

não no ar, em mim,

que por minha vez

escrevo, dissipo.

.

(Carlos Drummond de Andrade)

.

.

O tempo dentro do espelho

O tempo não existe, meu amor

O tempo é nada mais que uma invenção

de quem tem medo de ficar eterno.

De quem não sabe que nada se acaba,

que tudo o que se vive permanece

cinza de amor ardendo na memória.

.

O tempo passa? Ai, quem me dera! O tempo

fica dentro de mim, cantando fica

ou me queimando, mas sou eu quem canto

eu que me queimo, o tempo nada faz

sem mim que lhe permito a minha vida.

De mim depende, sou sua matéria,

esterco e flor do chão da minha mente,

o tempo é o meu pecado original.

.

(Thiago de Mello)

.

.

Antes de amar-te, amor, nada era meu

Vacilei pelas ruas e as coisas:

Nada contava nem tinha nome:

O mundo era do ar que esperava.

.

E conheci salões cinzentos,

Túneis habitados pela lua,

Hangares cruéis que se despediam,

Perguntas que insistiam na areia.

.

Tudo estava vazio, morto e mudo,

Caído, abandonado e decaído,

Tudo era inalienavelmente alheio,

.

Tudo era dos outros e de ninguém,

Até que tua beleza e tua pobreza

De dádivas encheram o outono.

.

(Pablo Neruda)

.

.

O amor é uma companhia.

Já não sei andar só pelos caminhos,

Porque já não posso andar só.

Um pensamento visível faz-me andar mais depressa

E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.

Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.

E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

.

Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.

Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.

Todo eu sou qualquer força que me abandona.

Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.

.

(Alberto Caeiro)

.

.

Por favor não me analise

Não fique procurando cada ponto fraco meu

Se ninguém resiste a uma análise profunda

Quanto mais eu

Ciumento, exigente, inseguro, carente

Todo cheio de marcas que a vida deixou

Vejo em cada grito de exigência

Um pedido de carência, um pedido de amor

.

Amor é síntese

É uma integração de dados

Não há que tirar nem pôr

Não me corte em fatias

Ninguém consegue abraçar um pedaço

Me envolva todo em seus braços

E eu serei perfeito amor.

.

(Mário Quintana)

.

.

isso de querer

ser exatamente aquilo

que a gente é

ainda vai

nos levar além

.

(Paulo Leminski)

.

 

Deixe um comentário

