Passagem à poesia

 

Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.

Álvaro de Campos – excerto Passagem das Horas


 

 

 

Brincando de ser
Pessoa
Hoje estou assim
Com a alma incontida
Sem caber em mim

Presa da minha cela
Cavei um buraco na terra
Por ele entrei e sai
Eu corri e fugi
Mas sem achar justa sentença
De novo me encontro aqui

Jogo com palavras apenas
Sem pena e pontuação
Não mudo a verdade
Não mudo a vida
Só mudo a expressão

(Pontuar? Pontue quem lê!)

Passatempo leve
Tão breve
Em cena a
Contradição
Quem fala?
Quem cala?
Passa o tempo
Sem explicação
Brincando de ser
Pessoa
Realidade e ilusão

 

 

***

Este poema tem 10 anos. É um dos primeiros poemas que escrevi e marca na minha vida a minha passagem à poesia. Oh, eu sempre gostei de poesia, e de Fernando Pessoa, então, nem se fala… mas minha leitura da poesia era mais racional do que emocional, quem sabe, era estética… foi quando a poesia se transformou em faca e eu manteiga que comecei a ler e escrever noutra linguagem…

 


2 comentários sobre “Passagem à poesia

  1. Oi,

    Vi que passou lá em Casa e fiquei feliz!!

    A minha poesia já mudou muito também. A gente muda, a forma de ver o mundo é outra, como não mudaria a poesia?

    Mas tem coisas que a gente mesmo tendo escrito há muito tempo, sabe que fazem parte de nós.

    Beijos e uma boa semana!
    Carol

  2. Vc escreve poesia há muito, Carol?

    Na vida eu já mudei muito, tenho fases que vão, digamos, do jurássico à ficção científica, mas não necessariamente seguem essa ordem… rs
    Já na poesia, é uma coisa um tanto obscura e tão íntima, ainda estou descobrindo o que acontece… enquanto descubro, vou escrevendo… vê que pouco sei da minha poesia, pouco escrevi – tudo o que já escrevi na vida de poesia está praticamente tudo arquivado aqui no blog…

    Bjos

Deixe um comentário

