Cara ou Coroa?

 

 

Tragédia e Comédia

são duas faces da

mesma

moeda:

o lado Tragédia

traz na estampa

a figura de um rei

todo em pompa

com cetro e coroa

com peito estufado

o maior sabedor da

própria importância;

do outro lado

a figura dançante

de um bobo da corte

representa a Comédia

com o chapéu de guizos

esquisito e sorriso

que ninguém leva a sério

nem ele, sabidamente

 

Antes da moeda cair

ninguém sabe

qual será

a sorte do homem:

pode num dia o rei vir a ser circunstância

e no outro o bobo ser a contingência;

pode o rei ser a inelutável figura cômica

e pode o bobo esconder a gravidade de um rei

 

Duvide do que vê:

a sorte não depende apenas

de qual lado a moeda cai

depende por qual lado

da sorte se olhe

 

Duvide sempre:

duvide do que cai

e do que cai

o que vê

 

Mas não duvide a moeda:

– a moeda existe.

 

(Juçana Corrêa)

4 comentários sobre “Cara ou Coroa?

  1. Obrigada, Adi. Vc me pegou aqui dando uma ajeitadinha no texto, que ontem eu a escrevi sem mais pensar…
    e já preciso sair…

    Nos vemos

  2. Ah, gostei muito de te “conhecer”… :) quer dizer, ver uma foto do seu rosto + de perto, grave e bonito, que só conhecia de longe aquela foto do seu perfil no Mayhem.

  3. Pois é! eu estava séria nessa foto, né? Como sou um pouco tímida e muito na minha, antes eu não via necessidade de mostrar meu rosto, não que agora haja essa necessidade, mas pensei: porque não? Obrigada pelo “rosto bonito”. :)

Deixe um comentário

