Degeneração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não há nada mais triste

do que escrever poesia

por costume de escrever poesia.

Isso, de que esse poema

é resultado.

De uma vontade deliberada

em verdadeiramente fazer poesia

e que se degenera em hábito confessional.

Estou tão triste hoje!

Não sou mais poeta.

Os deuses me abandonam.

Estou só num mundo triste, sem a graça divina.

Um mundo de matéria inanimada de espírito.

Perdi o dom da metáfora, da imagem…

Perdi o dom da visão, esse cordão que me atava a outro mundo.

Perdi a rima, essa aliás nunca tive.

Estou sem Apolo e sem Dionísio,

sem Palas e sem Ares,

sem Eros, sem Hades,

sem Afrodite…

Sofrendo como um Quiron ferido sem Prometeu.

Solitária como uma Deméter de inverno.

Estou só e sei somente sofrer.

E isso o que sinto

não acresce em nada ao poema.

Mas confesso

e ao confessar

recupero do solo estéril de pedras

minha forma humana

com meu dom de pertencimento a tudo que é falível e mortal.

Com gemas de legítima alegria

recrio intenções

de outros mundos

com quem sabe outros

(ainda mais

antigos)

deuses

mais irmãos.

 

 

(Juçana Corrêa)

Deixe um comentário

