Li Po e Tu Fu

+ a Lua

 

 

Pintura de Xiao Yun baseada no poema “Bebo sozinho ao luar”, de Li Po

 

 

 

A dança dos deuses

Pus toda a minha alma numa canção
que cantei para os homens. E os homens riram!

Tomei meu alaúde, fui sentar-me no topo de uma montanha
E cantei para os deuses a canção que os homens
não tinham entendido.

O sol baixava. Ao ritmo da minha canção, os deuses dançaram
nas nuvens encarnadas que flutuavam no céu.

 

Li Po

 

 

 

 

Três noites seguidas venho sonhando contigo.
Estavas à minha porta.
Passavas a mão pelo cabelo branco,
como se uma grande dor te amargurasse a alma…

Depois de dez mil, cem mil outonos,
não terás outro prêmio que o prêmio inútil
da imortalidade.

 

Tu Fu

 

 

 

 

Bebo sozinho ao luar

Entre as flores há um jarro de vinho.
Sou o único a beber: não tenho aqui nenhum amigo.
Levanto a minha taça, oferecendo-a à lua:
com ela e a minha sombra, já somos três pessoas.

Mas a lua não bebe, e a minha sombra imita o que faço.
A sombra e a lua, companheiras casuais,
divertem-se comigo, na primavera.

Quando canto, a lua vacila.
Quando danço, a minha sombra se agita em redor.
Antes de embriagados, todos se divertem juntos.

Depois, cada um vai para a sua casa.
Mas eu fico ligado a esses companheiros insensíveis:
nossos encontros são na Via Láctea…

 

Li Po

 

 

 

 

Tu escreves como o pássaro canta.
Teu gorjeio? Versos.

Se não cantasses, as manhãs seriam menos vermelhas
E os crepúsculos menos azuis.

Quando a embriaguez te inspira, os Imortais inclinam-se
Das nuvens para te escutarem,
O tempo suspende seu voo
O bem-amado esquece a bem-amada.

Tu és o Sol e nós, os outros poetas, somos apenas estrelas.
Acolhe, ó meu amigo, o balbucio do meu respeito!

 

Tu Fu

Li Po e Tu Fu Poemas Chineses tradução de Cecília Meireles

Deixe um comentário

