Nossa Senhora da Flor Roxa

rosai por nós…

 

 

 

 

Currículo

A história é muito simples

você nasce

contempla atribulado

o vermelho azul do céu

o pássaro que emigra

o primitivo besouro

que seu sapato esmagará

valente

 

 

você sofre

reclama por comida

e por costume

por obrigação

chora limpo de culpas

extenuado

até que o sono o desmorone

 

 

você ama

se transfigura e ama

por uma eternidade tão provisória

que até o orgulho se torna terno

e o coração profético

se converte em escombros

 

 

você aprende

e usa o aprendido

para tornar-se lentamente sábio

para saber que no fim o mundo é isto

em seu melhor momento uma nostalgia

em seu pior momento um desamparo

e sempre sempre

uma confusão

 

 

então

você morre.

 

 

 

(Mario Benedetti)

 

 

 

 

Nossa Senhora da Flor Roxa

rosai por nós

assim na vida

como no chão

a primavera de cada ano

nos dai hoje

encantai nosso jardim

assim como encantamos

o do vizinho

e não nos deixeis cair na tentação

de esquecer tuas flores

 

 

 

(Alice Ruiz)

 

 

 

 

Confissão

De um e outro lado do que sou,

da luz e da obscuridade,

do ouro e do pó,

ouço pedirem-me que escolha;

e deixe para trás a inquietação,

a dor,

um peso de não sei que ansiedade.

 

 

Mas levo comigo tudo

o que recuso. Sinto

colar-se-me às costas

um resto de noite;

e não sei voltar-me

para a frente, onde

amanhece.

 

 

 

(Nuno Júdice)

 

 

 

 

Mundo Pequeno

O mundo meu é pequeno, Senhor.

Tem um rio e um pouco de árvores.

Nossa casa foi feita de costas para o rio.

Formigas recortam roseiras da avó.

Nos fundos do quintal há um menino e suas latas

maravilhosas.

Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas

com aves.

Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco, os

besouros pensam que estão no incêndio.

Quando o rio está começando um peixe,

Ele me coisa

Ele me rã

Ele me árvore.

De tarde um velho tocará sua flauta para inverter

os ocasos.

 

 

 

(Manoel de Barros)

Deixe um comentário

